quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Dicas para o Ciclista.


Um local em BH em que o ciclista precisa dobrar sua atenção, principalmente nos fins de semana, é na orla da lagoa, em frente ao Parque Guanabara, é muito comum pedestres por todo lado, principalmente crianças. No domingo passado, eu estava pedalado, quando de repente uma criança soltou a mão da mãe e saiu correndo. Consegui parar a bicicleta e não aconteceu nada porque estava devagar e prestando atenção. Mas a criança, ao correr, não observou nada. Quando parei, vi o risco que foi, portanto, digo: dobrem a atenção em local em que circula pedestre, principalmente crianças.
O local adequado para pedalar são as ciclovias, mas pode-se pedalar também onde não haja  ciclovias e ciclofaixas, desde que com baixo fluxo e velocidade de veículos motorizados, é possível circular de bicicleta na via em modo compartilhado com os demais veículos, desde que a via não seja de alto fluxo e com alta velocidade regulamentada. Mas, para isso, é preciso ter muito cuidado e pedalar no mesmo sentido do fluxo à direita.

Pedalar na contramão é muito perigoso. Há outros ciclistas em sentido contrário, há os pedestres. Quando um ciclista cruza com outro na contramão, um dos dois precisa desviar e sair da trajetória, às vezes entrando na frente de outros veículos de forma abrupta.

Pedalar na contramão pega de surpresa motoristas e pedestres. Ninguém espera que haja alguém no fluxo inverso
, e isso aumenta o risco de acidente. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário